Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PERCA PESO SEM PERDER A SAÚDE


Olá pessoas,tudo bem com vocês?
Espero que sim,  eu  não ando muito bem... 
Ando muito cansada, muita dor de cabeça, tonturas , dores musculares, fora a sonolência ...
Fui ao médico sábado e fiz um hemograma , onde constatou-se que eu estou com anemia.




Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o  conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. 
A minha é por deficiência  de FERRO, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
As causas da Anemia por deficiência de ferro, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade.
Vocês devem ter pensado nesse momento:  isso que da fazer dieta sem orientação de um profissional!!
Eu não fiz isso!!! Consultei uma nutricionista e a mesma montou um cardápio de acordo com as minhas  necessidades diárias .  Acreditem ou não eu estava seguindo esse cardápio *0*

 Com isso eu aprendi que: 
Nem todo alimento saudável é rico em ferro. Arroz (integral ou não), uva, repolho, abacate, maçã, pera, laranja, morango, leite (integral ou desnatado), queijo e manteiga obviamente devem ser consumidos numa dieta equilibrada. Entretanto, eles não ajudam na prevenção de anemia, pois são pobres em ferro. 

 Alguns vegetais são ricos em ferro: lentilhas, espinafre, feijão e couve. Entretanto, o ferro contido nestes alimentos é dificilmente absorvido no intestino. Para que sejam bem aproveitados, ingira-os com outros alimentos, preferencialmente com as carnes e outros vegetais. 

Alimentos cítricos, tais como laranja e limão, são pobres em ferro, porém são ricos em vitamina C. Esta vitamina ajuda na absorção do ferro dos outros vegetais. 

Carne vermelha, carne de frango e de peixe, camarão e ostras são ótimas fontes de ferro e com ótima absorção. São a melhor opção. Lembre-se de retirar a pele do frango e a gordura da carne vermelha, pois são ricas em colesterol ruim. A gordura presente na carne dos peixes de água fria (salmão, sardinha, atum) é rica em ácidos graxos ômega-3, que são muito benéficos ao organismo. 

Como regra geral, lembre-se: uma refeição variada, colorida e sem extremismos é o melhor caminho para se respeitar o próprio corpo. Um organismo alimentado com equilíbrio saberá recompensá-la com uma boa saúde.

.

Votem, façam parte!